» F.A.Q.
» O que se entende por pólipos do colon?
Os pólipos são pequenas lesões que se originam da mucosa do colon. Podem também acontecer em outros órgãos como, por exemplo, o estômago. Na sua maioria são pequenos variando entre 0.3 cm até 2.0 cm. Entretanto em alguns casos podem chegar a dimensões maiores como 2.0 ou 3.0 cm. Podem ser do tipo inflamatório ou hiperplásico ou do tipo adenomatoso. De um modo geral o câncer do colon e reto se originam no ápice das lesões polipóides do tipo adenomatoso. Assim a identificação e remoção dos Pólipos do colon se constitui numa importante forma de prevenção do câncer do colon e reto.
A Colonoscopia possibilita ainda a diagnóstico de outras condições benignas do colon como por exemplo a ocorrência de doença diverticular do colo, investigação de diarréia crônica relacionadas com doença intestinal inflamatória, alterações vasculares da mucosa como ectasias vasculares e hemangiomas.
» Quando está indicada a realização da colonoscopia?
A Colonoscopia está indicada em algumas situações clínicas bem definidas ou apenas para avaliação preventiva do câncer do colon e reto.
1-Quando ocorrem alterações importantes do hábito intestinal . Por exemplo quando ocorre constipação que alterna com períodos de diarréia, excesso de gazes e aumento do volume abdominal associado a cólicas.
2- Em casos de sangramento retal para que se chegue a uma esclarecimento do diagnóstico da causa do sangramento.
3-Quando existem casos de câncer colo retal nos familiares mais próximos como pais, irmãos, tios etc..
» Como é realizada a colonoscopia?
O primeiro passo na Colonoscopia é a realização do procedimento de limpeza do colon devendo o mesmo ficar adequadamente limpo. Logo adiante descrevermos os métodos de preparo intestinal para realização do exame.
Atualmente com os modernos Vídeo-Colonoscópios que possibilitam uma ótima imagem da superfície interna do colon (mucosa) os exames se tornaram mais fáceis com melhor qualidade de progressão do aparelho. A Colonoscopia é realizada sob efeito de um sedativo semelhante ao utilizado na endoscopia digestiva alta e que possibilita um bom relaxamento, tornando o exame tranqüilo e sem desconforto.
» Qual a idade mais adequada para a realização da colonoscopia?
Quando não existe sintomatologia clínica, a maioria das escolas indica a realização da
Colonoscopia com idade em torno dos 50 anos. Nos casos de câncer do colon na família, como existe maior probabilidade de incidência neste grupo, pode ser realizada a Colonoscopia em faixa etária em torno dos 35 anos.
Na investigação de quadros de diarréia prolongada com suspeita de doença inflamatória intestinal pode ter indicação em pacientes mais jovens e mesmo em crianças. Nos casos de sangramento retal tem indicação em qualquer idade.